Você já se perguntou como conquistar investidores e acelerar o crescimento da sua startup? Por que alguns empreendedores parecem ter tanta facilidade em captar recursos enquanto outros nem tanto?
Os investidores possuem perfil bem analítico, além do produto, buscam entender dados relacionados ao negócio, time fundador, capacidade de execução, potencial de impacto e longevidade da empresa. Investidores buscam Deals quentes no mercado e não querem ficar de fora da próxima onda. Mas como transmitir todas essas informações de maneira estratégica e impactante?
Hoje vamos desmistificar essa jornada! Vamos compartilhar com você as melhores práticas para criar uma apresentação de pitch para captação de recursos para despertar o interesse dos melhores investidores pela sua startup.
Em uma sequência com 15 páginas estratégicas, dívidas em 3 blocos, tornaremos o seu #Deal mais sexy. Vamos lá!
A contextualização que cria laços:
1- Capa: A primeira página do seu ppt deverá conter a logo da sua startup e uma breve descrição, em até 140 caracteres, que descreva o propósito da sua empresa.
2- Pé na Porta: Qual é o big number ou frase de impacto que fará o público refletir e se conectar com a sua empresa logo nos primeiros 5 segundos? Um começo forte prende a atenção da audiência para o que virá a seguir.
3- Problema: Apresente o problema que sua startup resolve de forma quantificada. Quantas pessoas sofrem com esse problema? Quais são as emoções envolvidas? Mostre como isso afeta a vida, produtividade e ganhos das pessoas. É essencial gerar empatia no ouvinte e criar um storytelling envolvente. Apresente números impressionantes, estatísticas e matérias relevantes para reforçar a importância do problema. Mostre as alternativas utilizadas hoje em dia para tentar solucionar esse problema e por quê elas não estão suprindo as necessidades.
O negócio de milhões:
4- Solução: Descreva sua solução em um paragrafo curto e objetivo. Destaque como sua solução torna a vida do cliente melhor e por que ela veio para ficar. Apresente a proposta de valor do produto para o público-alvo, enfatizando os principais diferenciais. Ilustre a jornada do cliente na sua solução e mostre uma foto do produto para uma melhor visualização.
Página Extra – Detalhando a Solução: Apresente as funcionalidades-chave do seu produto ou serviço. Existe alguma patente envolvida? Informe o estágio de desenvolvimento e compartilhe o roadmap para o futuro.
5- Cases de Sucesso: Demonstre quantos clientes já testaram sua solução e destaque casos de destaque nos quais sua solução gerou economia ou acelerou processos. Cite empresas ou pessoas beneficiadas e mostre como sua empresa se torna estratégica e indispensável para os clientes.
6- Modelo de Negócios: Inclua o preço do produto ou serviço, especificando se o modelo é B2B, B2B2C,B2C ou B2G. Descreva o modelo de cobrança, seja preço único, mensalidade ou anualidade, se possui setup ou custos de opex. Apresente a porcentagem de receita recorrente e destaque as barreiras de entrada que sua empresa cria em relação aos concorrentes.
7- Concorrentes: Apresente uma tabela comparativa com até 7 linhas e 5 colunas. Nas linhas, destaque os benefícios e funcionalidades, enquanto nas colunas, liste sua empresa e quatro concorrentes. Faça um comparativo que evidencie o melhor custo-benefício da sua solução.
8- Resultados: Compartilhe os resultados obtidos até o momento, validando sua solução. Quantas vendas foram realizadas? Quantos clientes pagantes vesus usuários? Em quais regiões sua solução foi comercializada? Apresente métricas de faturamento dos últimos 12 meses e projeção para os próximos 12 meses. Caso seu model de negócios tenha recorrência, inclua também métricas como MRR (Receita Recorrente Mensal) e ARR (Receita Recorrente Anual).
9- Métricas-chave: Inclua métricas relevantes do seu negócio. As métricas mais comuns em pitchs para captação de recursos, são: CAC (Custo de Aquisição de Cliente), LTV (Valor Vitalício do Cliente), LTV/CAC (Razão entre Valor Vitalício do Cliente e Custo de Aquisição), taxa de conversão de vendas, payback, cashburn e runway.
A oportunidade imperdível:
10- Por que agora? Mostre porque agora é o melhor momento para entrar no seu negócio e ajudá-lo virar. Contextualize sua solução em relação ao momento de mercado. Existe alguma evolução na economia ou nova tecnologia que a torna ainda mais relevante e esse momento ainda mais crucial? Apresente dados e pesquisas de mercado referenciando fontes confiáveis.
11- Mercado: Especifique o público-alvo e o nicho de foco do seu negócio. Apresente o TAM (Mercado Total Endereçável), SAM (Mercado Atendível Segmentado) e SOM (Mercado Obtido Segmentado). Destaque o tamanho do mercado, quantificando em valores movimentados por ano e se ele está em crescimento.
12- Time: Apresente os sócios da sua startup, se estão full ou part time e sua complementariedade de habilidades. Especifique papeis: CEO, CTO, CMO, etc. Informe o número de funcionários e o background da equipe. Destaque experiências em outras empresas, tempo de dedicação e se os sócios já trabalharam juntos anteriormente. Se houver, mencione o conselho administrativo ou estratégico e os mentores estratégicos envolvidos. Mostre porque esse é o melhor time para fazer esse negócio decolar!
13- Próximos passos: Descreva os marcos de desenvolvimento e plano de ação para o crescimento do negócio, detalhando as próximas etapas para atingir seus objetivos.
14- Proposta da Rodada: Informe o montante que está buscando, que perfil de investidores busca, a porcentagem da empresa ofertada em equity nessa rodada e o valuation atual. Comente sobre o estágio da captação e possíveis investidores já envolvidos. Explique como o investimento será alocado, baseando-se nos pilares de gestão do negócio. Apresente o captable atual da empresa, destacando a distribuição de participação entre sócios e investidores. Informe quando você espera atingir o ponto de equilíbrio (break even).
15- Contatos e CTA: Agradecimento, Frase de Impacto ou CTA, e Formas de Contato. Agradeça a atenção, use uma frase impactante ou convide o leitor a entrar em contato. Forneça informações de contato, como e-mail, telefone e site da empresa.
Ufa! São muitos pontos a serem levados em consideração.
Montar um pitch pode parecer uma tarefa complexa, envolvendo várias etapas de análise e preparação. No entanto, lembre-se de que a prática leva à perfeição. Pensando em facilitar a vida dos empreendedores, a Dealist desenvolveu o Pitch Training Kit, um conjunto de recursos para ajudá-los nessa jornada.
O kit inclui um template de Slide de Pitch Deck para captação de recursos, além do Pitch Training Feedback, um checklist completo que os empreendedores podem utilizar para treinar sozinhos ou com a ajuda de facilitadores. Estamos comprometidos em apoiar você no aprimoramento das suas habilidades de apresentação e na conquista de investidores. Faça o download dos materiais do Pitch Training Kit agora mesmo e esteja preparado para captar em seu próximo pitch! Baixe o material gratuitamente (clicando aqui).
Espero que essas dicas te ajudem a criar um pitch de sucesso e conquistar os investidores que você precisa para acelerar sua startup. Aproveite também para conferir o blog Dealist e ler outros artigos relacionados ao mundo das startups e investimentos.
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